baseado
do texto de Matheus 25:1 "Naquele dia, o
Reino do Céu será como dez virgens que pegaram suas lâmpadas de óleo, e saíram
ao encontro do noivo.Cinco delas não tinham juízo, e as outras cinco eram
prudentes.
ou seja 5
estavam preparadas para um casamento já as outras 5 não estava preparada pois
estavam preocupadas com a vida que levava de pecados.E (Gênesis 1.27). Deus criou HOMEM e MULHER e os dotou de órgãos
específicos e especialmente destinados à reprodução da espécie, chamados órgãos
sexuais ou genitais. “Assim Deus criou o homem à sua imagem, à imagem de Deus o
criou. MACHO e FÊMEA os criou”
1:A ESTABLIDADE DA FAMILIA.
toda familia tem que estar estabilizada,em um
só proposito em cristo jesus,pois sem estabilidade o inimigo encontrará brecha
para destruir seu casamento,pois a estabilidade e uma segurança.
ler 1corintios 7:10ao14
2:COMPROMISSO E RESPOSABILIDADE
Há dois relacionamentos em vida nos quais Deus
exige compromisso absoluto: o relacionamento do cristão com Cristo e o
relacionamento da pessoa casada com seu companheiro. Uma pessoa pode trocar sua
cidadania por outra, pode mudar de emprego ou de casa ou de congregação. Mas,
os compromissos com Cristo e com o companheiro de casamento são para a vida
toda. Abandono de qualquer dos dois traz o desprezo de Deus.OU SEJA a maldiçao
eo castigo.
Quando uma pessoa se torna cristã, ela promete sua lealdade a Cristo
como seu Senhor e Rei. Perseguições podem vir, ou desânimo, ou tentações ou problemas
na igreja, mas ela promete ser fiel, fiel até a morte. Semelhantemente, quando
alguém se casa, ele promete à companheira seu amor e fidelidade enquanto os
dois viverem. Problemas podem surgir, ou doença, ou dificuldades financeiras,
ou pressão dos membros da família, ou mal-entendidos, mas ele promete ser fiel.
Ele não a deixará. Ele nem pensa em divórcio. Ele tem um compromisso com
ela—ele pertence a ela e ela a ele—e o compromisso é absoluto.
A vontade de Deus em relação à permanência do casamento é claramente
revelada. No casamento, um homem deixa seu pai e sua mãe e se une à sua esposa
(Gênesis 2:24). São ligados (Romanos 7:2-3). São ajuntados por Deus e não devem ser
separados (Mateus 19:6). Eles se tornam uma só carne (Mateus
19:6). Não conseguimos imaginar termos mais fortes para descrever a
permanência do relacionamento. Não é de admirar que Malaquias disse que Deus
odeia o divórcio (Malaquias 2:16).
A maior alegria que o homem pode realizar na terra se encontra nesses
dois relacionamentos de compromisso absoluto. A alegria não é encontrada no
meio-compromisso. Um homem que está sempre considerando outros empregos, nunca
se comprometendo com seu atual emprego, é um homem instável, dividido entre
duas opções. É assim com a pessoa que tenta servir ao Senhor com
meio-compromisso. Ele anda entediado e desinteressado, com apenas a religião
suficiente para ficar infeliz. Ele procura segurar o mundo com uma mão e o
Senhor com a outra, e não acha a felicidade em nenhum dos dois. Por outro lado,
precisamos olhar para os apóstolos e os primeiros discípulos para ver que o
compromisso absoluto, o tipo de compromisso que aceita perseguição e faz
sacrifício, é um elemento básico da felicidade no Senhor (Atos 2:41-47; 5:40-42; 16:25).
É assim com o casamento. Deus sabia que a alegria no casamento seria
encontrada somente no compromisso absoluto. Portanto, ele ordenou pelo apóstolo
Paulo: "...cada um tenha a sua própria esposa, e cada uma, o seu próprio
marido" (1 Coríntios 7:2). Essa declaração
pode perturbar aqueles que, no passado, ignoraram o ensinamento dele (as
conseqüências do pecado sempre são terríveis (Gálatas
6:7-8), mas ela é para o benefício do homem, e vem de Deus, o qual manda
para o nosso bem (Deuteronômio 10:13).
3:ALICERCE E A BASE SUSTENTAVEL.
TODA CASAMENTO TEM QUE TER UM ALICERCE E UMA
BASE PARA SUSTENTAR AS PROVAÇOES E AS tentaçoes do diabo. Portanto deixará o homem o seu pai e a sua mãe, e
apegar-se-á à sua mulher, e serão ambos uma só carne. E ambos estavam nus, o
homem e a sua mulher; e não se envergonhavam.” (Gn
2:24,25)
Quando Deus criou o casamento, Ele o fez para que homem e mulher
pudessem completar um ao outro em suas necessidades espirituais, emocionais,
intelectuais, físicas e sociais. Para que o casamento cumpra o propósito é
necessário, porém, que esteja alicerçado na Rocha que é Jesus.
O alicerce é a base sobre a qual se constrói um muro, uma casa, um
edifício. A Bíblia diz em Lucas 6:48 “É
semelhante a um homem que, edificando uma casa, cavou, abriu profunda vala e
lançou alicerce sobre a rocha; e, vindo a enchente, arrojou-se o rio contra
aquela casa e não a pôde abalar, por ter sido bem construída.”
O fato é que quando casamos trazemos toda a carga familiar que
adquirimos em toda a nossa criação. Normalmente não aprendemos que só devemos
conservar essa herança familiar se ela for boa e o que acontece é que
preservamos conosco o bom e o ruim, o que pode prejudicar o relacionamento
conjugal. Portanto, para a realização plena da aliança é necessário
amadurecimento e emancipação (Gn 2:24).
Ao formarmos uma família, devemos aprender a tomar as decisões em casal,
sem nos deixar influenciar pelas posturas de nossos pais e familiares. E para
isso é preciso libertação de algumas amarras que muitas vezes tentam prender os
cônjuges.
O casal deve buscar fortalecer um ao outro, tendo como prioridade gerar
amor, comunhão e respeito no dia-a-dia. Tudo na aliança vem através da
dedicação mútua e é alcançado quando o homem e a mulher decidem:O casal, após
firmar aliança, não deve morar com os pais de nenhum dos cônjuges, mas precisam
ter em mente que construir uma família fala de viver um para o outro, cuidando
um do outro. A provisão para o lar virá do trabalho dos dois e não mais dos
pais, como antes. o cuidado com os as poalavras
ofencivas:“A morte e a vida estão no poder da língua, o que bem a
utiliza come do seu fruto.” (Pv 18:21)
No decorrer de nossas vidas recebemos muitas palavras que são contrárias
ao propósito que Deus tem para nós. Quantas palavras que foram liberadas no
reino do espírito e acabaram nos influenciando, de forma errada, a maneira de
pensar e de agir. Essas palavras podem interferir no relacionamento e portanto,
devem ser renunciadas.
A língua maligna destrói o caluniador, o caluniado e o ouvinte e a morte
causada por essas palavras, na maioria das vezes não é física, mas é mortal,
porque nem sempre pode ser vista, por isso mata a alma.
4:COMUNHÃO E SANTIFICAÇÃO
A comunhão e a santificaçaõ
do conjunge deve estar em perfeita armonia.devemos nus santificar todos os dias
na prenseça do senhor JESUS para termos uma comunhão sincera e sem manchas para
dar-mos testemunhos da santificação verdadeira.O casamento é a primeira relação
humana. Tem sobrevivido a milhares de anos na história da humanidade. Ao mesmo
tempo, o casamento está constantemente sob ataque. Muitos procuram diminuir a
santidade desta relação especial de um homem e uma mulher, apoiando casamentos
de homossexuais. Outros negam a sua permanência, defendendo o divórcio por
qualquer motivo. E muitas pessoas simplesmente ignoram a importância do
casamento, vivendo amigadas e desrespeitando o plano divino para um compromisso
especial e exclusivo entre duas pessoas. Outros usam afirmações como “E, assim,
se alguém está em Cristo, é nova criatura; as coisas antigas já passaram; eis
que se fizeram novas” (2 Coríntios 5:17) para
dizer que a pessoa convertida pode esquecer dos casamentos anteriores e começar
outro. É uma distorção do versículo que, no contexto, claramente fala de
relações espirituais em Cristo, não de relações carnais de casamentos ilícitos.
Não devemos usar uma afirmação geral para negar as palavras específicas do
Senhor sobre o assunto do casamento.
Paulo falou para deixar as obras da carne e desenvolver o fruto do
Espírito (Gálatas 5:16-25). Pedro disse: “Como
filhos da obediência, não vos amoldeis às paixões que tínheis anteriormente na
vossa ignorância; pelo contrário, segundo é santo aquele que vos chamou,
tornai-vos santos também vós mesmos em todo o vosso procedimento, porque
escrito está: Sede santos, porque eu sou santo” (1
Pedro 1:14-16).
Apesar das tendências erradas da sociedade,
nós podemos e devemos manter a pureza e a santidade do casamento, respeitando
os princípios revelados por Deus durante a vida toda. “E não vos conformeis com
este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que
experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus” (Romanos 12:2).ler
romanos5:1ao4
5:O PERIGO DO DIVORCIO
O Que as Escrituras Ensinam
É claro, o assunto do divórcio e do novo
casamento é controverso. Com a verdade sendo encoberta pelos argumentos,
réplicas e incerteza, muitos se desesperam de serem capazes de determinar com
precisão a vontade de Deus neste caso. Nestes tempos emocionais e cheios de
dissensões, é indispensável que nos lembremos dos princípios básicos e simples
que governam nosso relacionamento com Deus. Nossas conclusões dependerão muito
do estado do espírito com o qual abordamos este estudo. Por favor, seja
paciente enquanto consideramos estes princípios decisivos e fundamentais.
Ora,
aconteceu que, ao dizer Jesus estas palavras, uma mulher, que estava entre a
multidão, exclamou e disse-lhe: "Bem-aventurada aquela que te concebeu e
os seios que te amamentaram!" Ele, porém, respondeu: "Antes bem-
aventurados são os que ouvem a palavra de Deus e a guardam!" (Lucas 11:27-28)Nossas primeiras responsabilidades
diante de Deus são ouvir sua Palavra e cumpri-la. Estas exigências, ainda que sejam simples de
afirmar, não são simples de obedecer. SE OBEDECERMOS A PALAVRA DE DEUS, jamais
vamos nus separar.O ensinamento da Bíblia a respeito do casamento, divórcio e
novo casamento pode ser resumido em cinco afirmações.
O ensinamento da Bíblia a respeito do
casamento, divórcio e novo casamento pode ser resumido em cinco afirmações.
O Casamento é Permanente:
Quanto Tempo Deveria Durar Um Casamento?
"Ora, a mulher casada está ligada pela
lei ao marido, enquanto ele vive" (Romanos 7:2). "A
mulher está ligada enquanto vive o marido" (1
Coríntios 7:39). A intenção de Deus é que um esposo e uma esposa
permaneçam casados até que a morte os separe. Deus une esposo e esposa num só
ser, e esta união é para ser permanente. Deus, certamente, não liga pessoas em
casamentos que ele chama de adultério, e estes casamentos não são levados em consideração
em nossos comentários.
O Divórcio é Pecaminoso:
Posso Divorciar-me?
Há razões básicas porque o divórcio é
pecaminoso: Primeiro, Deus disse: Portanto, o que Deus ajuntou, não o separe o
homem. (Marcos 10:9). Segundo, é pecaminoso por
causa do que o homem faz à sua companheira, quando ele se divorcia dela. Jesus
disse que ele a expõe cometer adultério (Mateus 5:32).
Fazer com que outro tropece e se perca é um pecado tremendamente horrível (Mateus 18:6). Terceiro, o divórcio é pecaminoso,
porque eu prometi ficar com minha esposa até que a morte nos separe. Deus
detesta a mentira e a quebra da promessa (Apocalipse
21:8; Romanos 1:31).
Casamento de Divorciado é Adultério:
Posso Casar-me Novamente?
A pessoa divorciada não tem a opção de se
casar novamente. Em 1 Coríntios 7:10-11, Paulo
deu duas escolhas àqueles que haviam se divorciado: permanecer descasado ou
então se reconciliar com o seu par. Novo casamento de divorciados é adultério.
É adultério para aquele que se divorcia de seu par (Marcos
10:11-12), para aquele que está divorciado (Mateus
5:32) e para aqueles que se casam com pessoas divorciadas (Lucas 16:18). De acordo com Romanos
7:2-3 o adultério continua enquanto se está casado com um segundo par e
o primeiro ainda vive.
O Arrependimento Significa
Separação:
E Se Eu Estou Novamente Casado?
Desde que nenhum adúltero pode ir para o céu (1 Coríntios 6:9-11) e desde que Deus julgará os
adúlteros (Hebreus 13:4), aqueles divorciados
que estão cometendo adultério por haverem se casado novamente necessitam
urgentemente de serem perdoados. Mas o que têm eles que fazer para receber
perdão? Têm que se arrepender (Atos 2:38). O
arrependimento envolve o abandono das práticas pecaminosas; neste caso, a
desistência do adultério. Os Coríntios foram limpos depois que eles deixaram
suas práticas pecaminosas ("Tais fostes alguns de vós" 1 Coríntios 6:9-11). O Evangelho sempre exige
a separação do pecado. O beberrão deve separar-se de sua garrafa, o idólatra de
seus ídolos, o homossexual de seu amante, o adúltero de seu par ilegal.
Há Exceções? da traição e Heresias
de que se pode casar denovo
Toda a pessoa divorciada de um companheiro
vivo comete adultério quando se casa novamente, exceto aquele que se divorciou
de seu par por traição conjugal (Mateus 19:9). Nenhuma
exceção é dada àquelas pessoas cujos divórcios não envolveram traição. Nenhuma
exceção é dada àqueles que receberam o divórcio. A exceção é dada somente
àqueles que se divorciaram por motivo de traição do outro cônjuge.
Há muita confusão no mundo sobre a necessidade
do batismo. Mas não é porque Jesus não pode ser entendido (veja Marcos 16:16). É por causa das teorias dos homens e
dos esforços para evitar o que Jesus disse. Há muita confusão no mundo sobre as
conseqüências do divórcio e novo casamento. Mas não é porque Jesus não pode ser
entendido. É por causa das teorias dos homens e dos esforços para evitar o que
Jesus disse. Por que homens no mundo das denominações não reconsideram suas
posições quanto ao batismo quando são forçados a contradizer o simples
significado de passagens tão claras? Por que você não reconsidera suas crenças
a respeito do divórcio e novo casamento, se elas contradizem o significado de
tais passagens como Mateus 5:32, 19:9; Marcos 10:11-12;
Lucas 16:18; Romanos 7:2-3; 1 Coríntios 7:10-11? Tem sido sempre o homem
simples, com fé e devoção que tem entendido a vontade de Deus.Note:
"quem". Divórcio e novo casamento é adultério para quem quer que
seja. Só uma exceção é encontrada (Mateus 19:9).
O adultério continua enquanto o primeiro companheiro viver.
"Ora, a mulher casada está ligada pela
lei ao marido, enquanto ele vive; mas, se o mesmo morrer, desobrigada ficará da
lei conjugal. De sorte que será considerada adúltera se, vivendo ainda o
marido, unir-se com outro homem; porém, se morrer o marido, estará livre da
lei, e não será considerada adúltera, se contrair novas núpcias" (Romanos 7:2-3).
O arrependimento é necessário para o perdão.
O arrependimento é exigido de todos (Atos 17:30). O arrependimento é uma exigência para
receber o batismo (Atos 2:38). Qualquer um que não se arrepender perecerá (Lucas 13:3, 5).
O
arrependimento exige que o pecador termine qualquer relacionamento sexual
pecaminoso.
A raiz da idéia é a mudança. No Velho
Testamento, os homens eram chamados a arrependerem-se e desviarem-se de todas
as transgressões (Ezequiel 18:30). No Novo Testamento, o arrependimento tinha
que produzir frutos e realizar certas obras dignas de arrependimento (Mateus 3:8; Atos 26:20). Aqueles que se arrependeram deixaram
seus pecados (Atos 19:18-20). Aqueles que
continuaram no pecado, por escolha, estavam se recusando a se arrependerem (Apocalipse 9:20-21). Paulo achou surpreendente que
alguém pudesse imaginar que poderia continuar sendo injusto e, ainda assim, ir
para o céu.
"Ou não sabeis que os injustos não
herdarão o reino de Deus? Não vos enganeis: nem impuros, nem idólatras, nem
adúlteros, nem efeminados, nem sodomitas, nem ladrões, nem avarentos, nem
bêbados, nem maldizentes, nem roubadores, herdarão o reino de Deus. Tais fostes
alguns de vós; mas vós vos lavastes, mas fostes santificados, mas fostes
justificados, em o nome do Senhor Jesus Cristo e no Espírito do nosso
Deus" (1 Coríntios 6:9-11).
Esta é uma passagem significativa. Esses
adúlteros tinham sido lavados de seu pecado. Continuaram eles suas uniões
adúlteras? Não! Paulo diz, "tais fostes alguns de vós." A ênfase se
faz sobre o tempo: "vós fostes" Suma coisa do passado. Alguns desses
tinham sido homossexuais. Outros, adúlteros. Mas, para serem perdoados, eles
terminaram suas relações homossexuais e adúlteras. A questão não é se
acreditamos que adultério ou homossexualidade pode ser perdoada, mas quais são
as condições do perdão. Para ser perdoado de adultério ou homossexualidade tem
que se arrepender e para se arrepender, tem que terminar a relação sexual
pecaminosa.
Há exemplos bíblicos onde Deus exigiu de
pessoas em casamentos pecaminosos que se separassem. Nos dias de Esdras, homens
se arrependendo de casamentos pecaminosos mandaram embora suas esposas ilegais
(Esdras 9-10). Nos dias de João, para Herodes se
arrepender ele teria que deixar Herodias (Marcos 6:18).
Hoje, qualquer um, arrependendo-se de um casamento pecaminoso, tem que terminar
esse casamento. O que faz um casamento pecaminoso mudou desde os dias de
Esdras; mas o que tem que ser feito quando se está num casamento pecaminoso não
mudou. A exigência de Deus para o arrependimento não foi facilitada (Atos 17:30-31).
Uma pessoa perdoada não tem direito a
continuar no pecado.
"Permaneceremos no pecado, para que a
graça seja mais abundante? De modo nenhum" (Romanos
6:1-2).
O perdão lava os pecados passados mas não dá
licença para pecar no futuro. Veja 1 João 3.
Portanto, um casamento adúltero tem que ser
terminado para ser perdoado e não pode continuar depois do perdão.
Objeção considerada
Há quem pense que um segundo casamento ilegal
não é mais adultério depois que se é batizado. Eles raciocinam que, quando se é
batizado, todos os relacionamentos passados e obrigações são dissolvidos. Num
sentido, pensa-se que o batismo lava todas as recordações do casamento anterior
e do divórcio. Portanto, sendo-se casado com um segundo par seria, depois do
batismo, contado como primeiro casamento.
Contudo, o perdão não muda o pecado. Se um ato
é pecaminoso antes do batismo, continua pecaminoso após o batismo. Se tomar
algo que não nos pertence é roubo, antes do batismo, o mesmo ato é roubo depois
do batismo. Se deitar-se com um homem é homossexualismo. antes do batismo,
continua sendo homossexualismo depois do batismo. Se o sexo com uma segunda
esposa é adultério antes do batismo, é adultério depois do batismo. O batismo
não muda a definição de pecado.
Certamente, quem é batizado corretamente é
perdoado por seus pecados, mas é ele libertado de compromissos anteriores?
Considere esta comparação: um homem gera um filho, depois o abandona. Então,
quando ele se torna um cristão, recebendo o perdão pelo pecado do abandono do
filho, também se desmancha o relacionamento do pai com o filho? Deixa ele de
ter o laço de obrigação para com seu filho? Pode ele dizer "Eu não tenho
que sustentar este filho no futuro porque eu fui perdoado do pecado de
abandoná-lo no passado?" Agora, e se um homem é ligado por Deus a uma
esposa? Então, ele a deixa e casa com a outra. Quando ele é perdoado, seu laço
de obrigação para com sua esposa é desfeito? (Romanos
7). Antes dele ser perdoado ele estava ligado à primeira esposa e ter
relação sexual com a segunda era errado. Depois do perdão ele ainda está ligado
à primeira mulher e as relações com a segunda são erradas. Não devemos
confundir perdão das ações pecaminosas do passado com a dissolução dos
relacionamentos e o fim das obrigações.
O perdão no batismo não dissolve o laço de
casamento daqueles que vivem juntos. Eis porque tais pessoas não precisam
renovar seus votos para continuarem esposo e esposa depois do batismo. Do mesmo
modo, o perdão no batismo não desfaz o laço de casamento entre aqueles que
vivem separados (Romanos 7:1-3). Eis porque tais
pessoas ligadas e separadas estão cometendo adultério quando vivem em um
segundo casamento, tanto antes quanto depois do batismo.
Conclusão
Há um par de outros problemas com o ponto de
vista segundo o qual o batismo santifica os casamentos adúlteros. Primeiro, e
se um esposo é batizado e o outro não? Está agora um esposo vivendo em
adultério, enquanto o outro esposo tem um casamento aprovado por Deus? Segundo,
porque o perdão pelo sangue de Cristo não produz o mesmo efeito para o cristão
que ora como para o não cristão que é batizado? Se o perdão santifica os
casamentos adúlteros e torna a separação desnecessária, porque não faria o
mesmo para qualquer indivíduo perdoado, sem levar em conta se seu pecado
inicial foi cometido antes ou depois do batismo?
Jesus disse que divórcio e novo casamento é
adultério (Marcos 10). Jesus fez do
arrependimento uma condição para o perdão (Lucas 13:3,5).
As escrituras unanimemente ensinam que aqueles que cometem adultério não irão
para o céu (1 Coríntios 6:9-10). Eu não tenho o
direito de mudar a Palavra de Cristo.